KPIs de gestão de frota que deve monitorizar

KPIs de gestão de frota que deve monitorizar

A definição e acompanhamento de KPIS na gestão de frotas é crítica para uma gestão eficiente da mesma. Tipicamente, os KPIS nesta área focam a redução de custos, a produtividade e eficiência da frota.

 

# 1 Controlo de custos:

A monitorização de todos os custos associados ao investimento e utilização da frota é essencial para avaliar a sua eficiência e adequação às necessidades da empresa:

  • Custo total de propriedade
  • Custo por Km
  • Despesas de combustível e portagens
  • Taxas fiscais
  • Tempo ideal de Substituição das viaturas

 

# 2 Gestão de Manutenção:

A frota de uma empresa implica um investimento significativo e a sua manutenção é um fator crítico para obter uma maior produtividade e rentabilidade da mesma.

Assim, a definição de KPIs neste âmbito é crítica para um acompanhamento eficaz desta área, como por exemplo, ao nível da manutenção preditiva e no aumento do uptime das viaturas.

Os softwares de gestão de frota que integram o envio de alertas são também uma ferramenta que pode suportar todo este processo.

Alguns dos KPIs que são mais frequentemente utilizados nesta área são: o número de serviços de manutenção não programados ou o número de problemas reportados por viatura.

 

# 3 Utilização e economia da frota

Controlar os custos de combustível é uma prioridade e uma meta desafiante na gestão de frotas. A monitorização dos consumos e a redução do desperdício são assim, estratégias fundamentais.

Neste contexto, é importante definir objetivos de consumo de combustível e a sua relação com a otimização de rotas e a promoção de boas práticas de condução.

 

# 4 Conformidade e Inspeções

A realização de inspeções periódicas obrigatórias, o acompanhamento do histórico dos relatórios de inspeção e o cumprimento das normas de segurança são preocupações constantes dos gestores de frota.

 

# 5 Segurança e comportamento do motorista

A segurança dos condutores é uma das métricas mais críticas que não deve ser negligenciada.

O acompanhamento das horas de serviço realizadas pelos motoristas deve ser considerado, sendo um forte indicador de produtividade e também de boas práticas de segurança.

Assim, é importante definir um KPI em torno do comportamento dos condutores para garantir que os padrões de segurança estão a ser respeitados. Um dos KPIs que podem ser definido para estes casos, é o número de incidentes por trimestre.

 

Criação de relatórios para análise de KPIs

O nosso software de gestão de frotas torna mais fácil analisar os indicadores mais relevantes para cada frota, através da geração de relatórios específicos.

A análise destes dados permite detetar oportunidades de melhoria e fundamentar a tomada de decisão.

Caso pretenda conhecer a nossa solução de gestão de frotas, contacte-nos e agende já a sua demo!