6 dicas úteis para escolher o melhor software de gestão de frotas

 

1 Escolha um software que pode melhorar a conformidade

Procure uma plataforma de frota que centralize todas as informações críticas e tenha recursos que manterão a sua equipa no controlo dos dados de sua frota.

Um software de gestão de frota também deve fornecer uma auditoria clara, concisa e automatizada de todas as atividades relacionadas à frota e adotando os princípios de transparência e responsabilidade do GDPR, apoiados pelo consentimento dos indivíduos para usar todos os dados que recolheram.

 

2 Escolha um software que pode ser adaptado ao tamanho e tipo de sua frota

O software de gestão de frota certo eve ajustar-se ao tamanho e tipo da sua frota, permitindo que adicione os utilizadores que julga necessário, atribuindo-lhes permissões específicas ; adicionar diferentes centros de custo; tipos de incidentes que quer ver documentados; tipos de veículos; entre outros.

Além disso, uma plataforma de gestão de frota ideal deve também integrar informações que serão úteis para responder a necessidades existentes no departamento de RH, financeiro e para a gestão em geral da empresa.

Os principais recursos do software devem promover as boas práticas na gestão de frotas, portanto, certifique-se de que o software abrange a maioria das necessidades da sua empresa e, em seguida, veja o que mais seria útil e o que seria necessário para avançar para a sua implementação.

 

3 Escolha um software que pode promover boas práticas de frota

O software de gestão de frota pode desempenhar um papel importante na melhoria da segurança dos funcionários e veículos. Verifique se ele pode ser usado para registar verificações diárias do veículo, registos de manutenção ou relatar incidentes. Um bom sistema deve ser capaz de apontar se certos serviços/obrigações estão atrasados ​​e verificar se as verificações do veículo estão a ser realizadas regularmente.

Não subestime o poder de um bom sistema de alertas - Os gestores devem ser capazes de definir e priorizar alertas, de forma a que sejam informados sobre possíveis prazos, por exemplo, contratos que expiram em breve.

 

 

4 Escolha um software que possa maximizar a eficiência do gestor de frota

Embora uma sociedade sem papel seja uma algo quase inantigível, uma solução que elimine fluxos de trabalho excessivamente árduos tende a ser mais eficiente. Um software de gestão de frota típico recolhe, organiza e exibe informações em tempo real e torna-as facilmente acessíveis, aliviando a carga dos gestores de frota.

 

5 Escolha uma solução que possa ser atualizada regularmente

Um software pode ser atualizado regularmente e os gestores de frota devem assumir mais tarefas sem precisar de mais funcionários. Hoje em dia, existem vários sistemas, fáceis de implementar, escaláveis ​​e compatíveis com aplicações externas.

 

6 Procure o fornecedor certo

Ao escolher o software de gestão de frota certo, deve considerar também a estabilidade do fornecedor.

O fornecedor deve ter uma equipa de suporte ativa, capaz de atender às suas necessidades, agregando valor ao próprio software.

Quando estiver confiante de que encontrou um potencial parceiro, teste o sistema escolhido para ter experiência prática e obter feedback dos colegas na sua empresa que o irão utilizar.

Se quiser saber mais sobre a JAT Fleet, peça já a sua demo gratuita ou contacte-nos através do email - info@orbcom.pt