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Designação do projeto: LEGAL MATTERS – Abordagem ao Mercado Europeu e Brasileiro

Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-012858

Objetivo principal: REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME

Região de Intervenção: NORTE

Entidade Beneficiária: ORBCOM – EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA, LDA

 

Data de aprovação: 01-02-2016

Data de inicio: 01-01-2016

Data de Conclusão: 31-12-2017, com prorrogação até 30-04-2018

Custo total elegível: 300.205,00 euros

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER - 135.092,25

Apoio financeiro público nacional/regional: Não aplicável

 

Objetivos:

Os grandes objetivos da Orbcom passam por cada vez mais vender no mercado externo produtos nossos e serviços de apoio a esses produtos o que permita existir um crescimento sustentado da empresa não apenas ligado ao vetor do número de recursos humanos, mas também ao vetor de subscrições existentes dos nossos produtos.

 

 

Atividades:

 

A ORBCOM apresenta 5 áreas de atuação, sendo estas:


- Serviços de Integração e Segurança de Sistemas


Área em que desenhamos, instalamos, integramos, tornamos seguras e suportamos soluções para sistemas informáticos. Temos como nossos clientes Grandes empresas do tecido empresarial Português e alguns clientes na Alemanha, Brasil, Angola, Reino Unido e EUA, bem como várias instituições financeiras Nacionais.

- Serviços de Desenvolvimento

Área que engloba projetos pensados e construídos como resposta às necessidades específicas dos clientes, nomeadamente em Business Intelligence, desenvolvimento com metodologia ágil e portais de conteúdos.

 

- Serviços de Outsourcing

Área em que assumimos responsabilidade de processos de negócio, sistemas e aplicações, através de colaboradores especializados com o objetivo de melhorar a qualidade e oferecer competências não existentes nas empresas.

 

- Serviços de Nearshore

A área de NeaeerShore tem vindo a desenvolver-se e, encontra-se atualmente, em franco crescimento, nomeadamente, nas vertentes de desenvolvimento de software à medida, mas de forma muito especial no âmbito de prestação de serviços de natureza técnica.

 

- Comercialização do Legal Matters e prestação de serviços técnicos relacionados

Legal Matters é a mais recente aposta da Orbcom, constituindo-se como um produto desenvolvido sob a Salesforce Platform, destinando-se ao sector jurídico, estando a ser lançado, em simultâneo, no mercado interno e no mercado externo com foco especial em países no Reino Unido, Alemanha, Suiça, Espanha, Bélgica e entre outros. Após um desenvolvimento de cerca de um ano foi aprovado e lançado oficialmente na loja da Salesforce a 21/08/2015.

 

Resultados esperados/atingidos:

O presente Projeto de Internacionalização tem permitiu à ORBCOM promover a sua oferta de serviços no mercado externo através da participação em feiras setoriais, realização de viagens de promoção/prospeção e implementação de estratégias de marketing.


A promoção da atividade da empresa a nível internacional permitiu angariar um maior número de clientes ao promover a sua oferta além-fronteiras.

 

Descrição do projeto, com eventual monitorização do nível de execução:

 

A estratégia de internacionalização da Orbcom assenta na exportação de soluções altamente diferenciadoras e que incorporem valor acrescentado aos seus clientes.


Destas destaca-se o Legal Matters com a prestação de serviços associada com base em recursos existentes ou a contratar em Portugal. Numa primeira fase o modelo de vendas será direto, sendo que posteriormente, com a maturidade do produto e com referências já criadas em clientes nossos, abordaremos um modelo indireto assente em parceiros para escalar as vendas.


A seleção dos mercados alvo deste projeto teve em linha de conta a exploração de novas oportunidades de negócio. Como tal e numa fase preliminar procedeu-se a uma análise global, tendo sido identificado um conjunto de países Europeus como a Alemanha, o Reino Unido e a Suíça, onde existem polos com empresas na área Legal muito fortes.
Espanha, Bélgica, Itália, Suécia também são países que serão abordados através de campanhas de marketing digital direcionadas. O Brasil é também um país possível de ser abordado em função da adoção de tecnologias Cloud que tem, o que fará possível a venda de licenças de uma forma bastante facilitada. Pretende-se estabelecer um conjunto integrado de ações, como seja, certames, ações de promoção/prospeção e contacto direto com parceiros/clientes que visem a disseminação da Orbcom e neste caso do Legal Matters.


Os objetivos de vendas para 2018, para cada mercado são diferenciados em função dos mesmos. O mercado onde irá ser feito o maior esforço porque tem o potencial de permitir cumprir o maior objetivo de vendas é no mercado Inglês. Esperamos neste mercado conseguir atingir cerca de 40% do objetivo (na suite de produtos Legal Matters) de vendas. 

No mercado suíço, o objetivo de vendas é de cerca de 15% dos objetivos globais. 

 

No mercado Alemão consideramos o objetivo de 15%, devido à elevada dimensão da área de serviços (área legal ou não) e indústria. 

 

Os restantes 30% estão no objetivo dos restantes mercados, com particular enfase para o Brasil, onde se espera um volume de negócios nunca inferior a 300 mil euros. 

 

O presente projeto de internacionalização apresenta uma taxa de execução de 86,58%