barra_feder.png

 

 

Designação do projeto: LEGAL MATTERS – Abordagem ao Mercado Europeu e Brasileiro

Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-012858

Objetivo principal: Reforçar a capacidade de exportação da ORBCOM

Região de Intervenção: Norte

Entidade Beneficiária: ORBCOM – Serviços de TI & Consultoria

 

Data de aprovação: 01-02-2016

Data de inicio: 01-01-2016

Data de Conclusão: 31-12-2017

Custo total elegível: 300.205,00 euros

Apoio financeiro da UE: 135.092,25 euros

 

Apoio financeiro público Nacional/Regional: Não aplicável

 

Objetivos:

Os grandes objetivos da Orbcom passam por cada vez mais vender no mercado externo produtos nossos e serviços de apoio a esses produtos o que permita existir um crescimento sustentado da empresa não apenas ligado ao vetor do número de recursos humanos, mas também ao vetor de subscrições existentes dos nossos produtos.

Além disso para Portugal passam por cada vez sermos mais reconhecidos como uma empresa que trabalha com soluções altamente complexas e por esse motivo sermos parceiros de eleição de alguns gigantes tecnológicos Internacionais como a Cisco, Microsoft e Salesforce para projetos de elevada importância e complexidade e de empresas altamente tecnológicas nacionais como a Outsystems de forma a sermos parceiros em implementação de projetos complexos para clientes externos a partir de Portugal.

 

Neste sentido, definimos os seguintes objetivos SMART:

- Aumentar as vendas da nossa suite de produtos Legal Matters ao longo de 2015, 2016 e 2017 nos mercados Europeus e Sul Americano, tanto a empresas da área legal como a departamentos legais de grandes empresas.

- Aumentar significativamente a prestação de serviços para o nosso pólo de Braga de forma a conseguirmos apoiar as implementações decorrentes das vendas no ponto anterior e de forma a aumentarmos o nosso valor médio/dia cobrado pelos nossos recursos humanos.

- Criar novos produtos, neste caso não vertical mas horizontal na área de gestão documental Cloud que permita integrar tanto com o Legal Matters atualmente existente bem como existindo standalone em novos clientes de qualquer área.

- Aumentar a taxa de implementação de projetos inovadores e de grande dimensão em conjunto com fabricantes como a Cisco, Microsoft e Salesforce

 

 

Atividades:

 

A ORBCOM apresenta 5 áreas de atuação, sendo estas:

- Serviços de Integração e Segurança de Sistemas

Área em que desenhamos, instalamos, integramos, tornamos seguras e suportamos soluções para sistemas informáticos. Temos como nossos clientes Grandes empresas do tecido empresarial Português e alguns clientes na Alemanha, Brasil, Angola, Reino Unido e EUA, bem como várias instituições financeiras Nacionais.

 

- Serviços de Desenvolvimento

Área que engloba projetos pensados e construídos como resposta às necessidades específicas dos clientes, nomeadamente em Business Intelligence, desenvolvimento com metodologia ágil e portais de conteúdos.

 

- Serviços de Outsourcing

Área em que assumimos responsabilidade de processos de negócio, sistemas e aplicações, através de colaboradores especializados com o objetivo de melhorar a qualidade e oferecer competências não existentes nas empresas.

 

- Serviços de Nearshore

A área de NeaeerShore tem vindo a desenvolver-se e, encontra-se atualmente, em franco crescimento, nomeadamente, nas vertentes de desenvolvimento de software à medida, mas de forma muito especial no âmbito de prestação de serviços de natureza técnica.

 

- Comercialização do Legal Matters e prestação de serviços técnicos relacionados

Legal Matters é a mais recente aposta da Orbcom, constituindo-se como um produto desenvolvido sob a Salesforce Platform, destinando-se ao sector jurídico, estando a ser lançado, em simultâneo, no mercado interno e no mercado externo com foco especial em países no Reino Unido, Alemanha, Suiça, Espanha, Bélgica e entre outros. Após um desenvolvimento de cerca de um ano foi aprovado e lançado oficialmente na loja da Salesforce a 21/08/2015.

 

 

Resultados esperados/atingidos:

 

Com o presente Projeto de Internacionalização a ORBCOM pretende dotar-se de recursos que permitam cada vez mais vender no mercado externo produtos nossos e serviços de apoio a esses produtos o que permita existir um crescimento sustentado da empresa não apenas ligado ao vetor do número de recursos humanos, mas também ao vetor de subscrições existentes dos nossos produtos.

 

No presente temos aproveitando condições muito favoráveis de compra por sermos um dos parceiros elegidos pela Cisco para novas área não exploradas em Portugal, adquirido em 2015, uma infraestrutura de comunicações unificadas com vídeo capaz de colocar as equipas em contacto multi-escritórios, com telefones e salas de reunião com vídeo, integrados com Salesforce, bem como capaz de estar em contacto com qualquer cliente em qualquer parte do mundo, integrada com as aplicações que todos usamos todos os dias: Skype e Webex.

Isto aliado a investimento também realizado em 2015 em datacenter e virtualização, permitem ter capacidade de manter múltiplos ambientes de teste e desenvolvimento variados para as diferentes equipas reduzindo imensamente os tempos de criação e alteração e manutenção desses ambientes conforme iam sendo vendidos os projetos.

 

 

 

Descrição do projeto, com eventual monitorização do nível de execução:

 

A estratégia de internacionalização da Orbcom assenta na exportação de soluções altamente diferenciadoras e que incorporem valor acrescentado aos seus clientes. Destas destaca-se o Legal Matters com a prestação de serviços associada com base em recursos existentes ou a contratar em Portugal. Numa primeira fase o modelo de vendas será direto, sendo que posteriormente, com a maturidade do produto e com referências já criadas em clientes nossos, abordaremos um modelo indireto assente em parceiros para escalar as vendas.

 

A seleção dos mercados alvo deste projeto tiveram em linha de conta a exploração de novas oportunidades de negócio. Como tal e numa fase preliminar procedeu-se a uma análise global, tendo sido identificado um conjunto de países Europeus como a Alemanha, o Reino Unido e a Suiça, onde existem pólos com empresas na área Legal muito fortes. Espanha, Bélgica, Itália, Suécia também são países que serão abordados através de campanhas de marketing digital direcionadas. O Brasil é também um país possível de ser abordado em função da adoção de tecnologias Cloud que tem, o que fará possível a venda de licenças de uma forma bastante facilitada. Pretende-se estabelecer um conjunto integrado de ações, como seja, certames, ações de promoção/prospeção e contacto direto com parceiros/clientes que visem a disseminação da Orbcom e neste caso do Legal Matters. As oportunidades nestes mercados são claras e únicas.

 

A dinâmica de abordagem ao mercado através da diversificação de atividades promocionais estratégicas é a resposta às ameaças promovidas por outros players.

 

Os objetivos de vendas para 2018, para cada mercado são diferenciados em função dos mesmos. O mercado onde irá ser feito o maior esforço porque tem o potencial de permitir cumprir o maior objetivo de vendas é no mercado Inglês. Esperamos neste mercado conseguir atingir cerca de 40% do objetivo (na suite de produtos Legal Matters) de vendas. Esse objetivo passa por ter neste mercado cerca de 30 empresas a utilizar o Legal Matters com uma média de 35 pessoas (advogados ou não) a utilizar o mesmo. Isto permitiria ter cerca de 1050 utilizadores a utilizar a solução o que nos renderia cerca de 760 mil euros anuais excluindo serviços (preço médio de 60 euros/mês - PVP é 65).

 

No mercado suíço, o objetivo de vendas é de cerca de 15% dos objetivos globais, sendo que pensamos conseguir neste mercado cerca de 15 empresas ou departamentos legais ligados à área financeira que utilizariam a nossa solução e dessa forma seriam responsáveis por cerca de 360 mil euros de faturação bruta entre produtos e serviços.

 

No mercado Alemão consideramos o objetivo de 15%, devido à elevada dimensão da área de serviços (área legal ou não) e industria. Do ponto de vista da área industrial, o Legal Matters adequa-se muito bem por exemplo a todo o processo de pedidos de patentes e organização desse processo e timings associados, sendo por isso uma das nossas apostas. Prevemos por isso também no final deste projeto termos uma base instalada que nos permita um rendimento anual de cerca de 360 mil euros.

 

Os restantes 30% estão no objetivo dos restantes mercados, com particular enfase para o Brasil, onde se espera um volume de negócios nunca inferior a 300 mil euros. Dadas as campanhas de marketing digital, a participação destes mercados poderá variar, mas ao contrário do mercado do Reino Unido, Alemanha e Suiça, onde vamos estar focados e direcionados em feiras da especialidade e em contacto direto, nos outros mercados o potencial é muito variado, tendo inclusive o potencial de crescimento em mercados menos tecnologicamente evoluídos. Não tendo sido os mercados de base, são considerados mercados possíveis, especialmente o Brasil para vendas por marketing digital.

 

Os mercados foram selecionados com base na densidade de empresas ligadas à área legal ou com possibilidade de terem departamentos legais de grande dimensão.

 

No caso do Reino Unido, o mercado foi selecionado com base no critério de densidade de empresas de prestação de serviços na área Legal. Sendo o maior pólo Legal do Planeta com as maiores cinco empresas nesta área existentes no planeta e com centenas de outras a prestar serviços a estas, este mercado foi naturalmente a primeira seleção no processo de internacionalização da Orbcom.

No caso do mercado Alemão e Suiço a escolha é suportada na elevada densidade de empresas de prestação de serviços na área legal, e com o facto de as empresas na área financeira terem estas necessidades por via dos seus departamentos Legais e de patentes.

 

 Até à presente data o projeto já se encontra executado em 20,30%.